falperra - significado y definición. Qué es falperra
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:     

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es falperra - definición

IGREJA EM BRAGA, PORTUGAL
Capela de Santa Maria Madalena da Falperra; Santuário da Falperra

falperra      
(ê) sf (de Falperra, np)
1 Refúgio de ladrões.
2 Ladroagem, roubalheira.
35ª Rampa Internacional da Falperra         
Rampa da Falperra de 2014
A 35ª Rampa Internacional da Falperra é uma prova desportiva organizada pelo Clube Automóvel do Minho, realizada na Rampa da Falperra, em Braga, em 2014.http://www.
Igreja de Santa Maria Madalena (Braga)         
A Igreja de Santa Maria Madalena, também conhecida como Igreja da Falperra, Santuário de Santa Maria Madalena e Santuário da Falperra, é uma igreja situada na serra da Falperra, nos arredores da cidade de Braga, Portugal, na fronteira entre a freguesia de Nogueira, Fraião e Lamaçães e a de Santa Cristina de Longos, esta já pertencente ao município de Guimarães.Ficha na base de dados SIPA

Wikipedia

Igreja de Santa Maria Madalena (Braga)

A Igreja de Santa Maria Madalena, também conhecida como Igreja da Falperra, Santuário de Santa Maria Madalena e Santuário da Falperra, é uma igreja situada na serra da Falperra, nos arredores da cidade de Braga, Portugal, na fronteira entre a freguesia de Nogueira, Fraião e Lamaçães e a de Santa Cristina de Longos, esta já pertencente ao município de Guimarães.

A Igreja de Santa Maria Madalena está classificada como Monumento Nacional desde 2017.

A igreja foi construída no século XVIII, com o propósito de se tornar em santuário, com projecto do arquitecto André Soares, por iniciativa do arcebispo D. Rodrigo de Moura Telles.

É um exemplar da arquitectura religiosa Barroca

O interior está revestido de azulejos do século XVIII do ceramista Policarpo de Oliveira Bernardes.

O acesso tradicional dos romeiros ao recinto da igreja é feito pelas laterais, através de uma longa alameda pedonal em declive (Avenida da Madalena) que põe em relação com o templo várias outras construções religiosas. Do lado NE, o ponto de partida é constituído pelo cruzeiro e também uma pequena capela-oratório; a SO, a alameda inicia-se no terreiro defronte da capela de Santo António e do antigo convento do Varatojo (hoje uma unidade hoteleira), abrindo também em sentido oposto até à capela de Santa Marta do Leão (assim denominada por causa da Fonte do Leão erigida na vizinhança). Nos patamares superiores do monte (sentido SSO), localiza-se a capela de Santa Marta das Cortiças e a homónima Estação arqueológica.